A Internet e a Convergência

by

convergência
con.ver.gên.cia
sf (convergente+ia2) 1 Ato ou efeito de convergir. 2 Estado ou propriedade de convergente. 3 Direção comum para o mesmo ponto. 4 Oftalm Movimento coordenado dos olhos, que faz com que a imagem de um ponto incida em pontos correspondentes das duas retinas. 5 Tendência para um resultado comum. 6 Meteor Condição que existe quando a distribuição dos ventos em determinada área é feita de tal maneira que forma um fluxo aéreo puramente horizontal dentro da área. 7 Sociol Desenvolvimento independente de elementos culturais semelhantes em culturas diversas, oriundas de princípios, necessidades ou invenções diferentes (exemplo claro de convergência, nesta acepção sociológica, são as pirâmides do Egito e do México). 8 Inform Medida da precisão de alinhamento e varredura dos três feixes de cores (vermelho, verde e azul) num monitor colorido, quando se desenha uma imagem na tela.

Dicionário Michaelis on line, disponível em http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=converg%EAncia

Tudo isso pra tentar explicar a convergência das telecomunicações; A internet existe porque ela convergiu com as telecomunicações se utilizando de uma base já existente, a telefonia. Na década de 80 iniciaram as primeiras transmissões de dados pela telefonia, sistema RDSI. Esse processo gerou uma diversificação da utilização de um mesmo canal de comunicação. Com o surgimento das tecnologias de banda larga (ISDN e DSL) a internet expandiu e consolidou-se como referência no processo de aquisição de informações. Novas soluções tecnológicas surgiram com o início do sistema de protocolo TCP/IP em virtude da sua grande versatilidade em aceitar novas implantações;

Existem 3 tipos de convergências:

Tecnológica: processo de utilização de uma tecnologia comum por dois serviços distinto que antes utilizavam tecnologias específicas. A telefonia e a internet.

De Redes: Utilização de uma única rede para atender o mesmo número de serviços antes oferecidos em redes específicas. Os diferentes serviços que um site proporciona.

De Terminais: Utilização de um dispositivo único para o acesso de várias redes. Lembra quanado você tinha um bina, uma agenda telefônica digital que cabiam 128k e usavam aqueles “cebolões da Motorola” para telefonar???? Hoje você tem tudo em um só aparelho e muito mais… calculadora, calendário, acesso internet, email, gps e tudo mais…

Bom, convergência é bom, dá pra assitir televisão no celular, dá pra mandar email pelo celular, você pode comprar on line jogos pelos consoles atuais de video games, você pode ouvir rádio na internet e muitas outras coisas convergentes!!!! Pois é, tudo isso gera um problemão para o pessoal da regulamentação de comunicação; Quando era só o telefone, beleza! Regulamento para telefonia, mas e agora José? Que a internet se utiliza da estrutura já existente das linha telefônicas, as regras e as regulamentações são as mesmas??? Quando você assiste televisão pela internet do seu celular, essa televisão deve ser regulamentada pelos mesmos critérios das televisões abertas??? Isso é televisão? É internet? Ou é telefonia? Bom esse é o dilema que os organismos regulamentadores de comunicação estão sofrendo. No Brasil, concessões estão  relacionadas ao espectro eletromagnético. Há concorrência livre sobrepondo segmentos regulados, como o Skype que utiliza a internet para fazer ligações telefônicas, que são mais baratas que ligações via telefone.

Em virtude de todas estas convergências há quem diga que a TC Digital já nasceu morta. Porque muitos provedores de internet poderão se tornar emissoras de TV, que é o caso da Terra TV. No entanto há interesses políticos de proteção as grandes emissoras. Não se assustem se daqui alguns você abrir a porta da geladeira e ver que não tem leite e no exato momento um entregador entrar em sua casa com leite dizendo que sua geladeira lhe mandou um email solicitando mais leite! É convergência mesmo!

Mas o futuro nessa área é extremamente incerto, a Morola já criou um celular que é uma rede social móvel. A microsoft desenvolveu o Kinect, um video game que não precisa mais de joysticks. E mais do que tudo isso a invensão desse cara Pranav Mistry http://www.ted.com/talks/pranav_mistry_the_thrilling_potential_of_sixthsense_technology.html

O nosso grande dilema como comunicadores é, o que criaremos para essas novas mídias e possibilidades tecnológicas convergentes? Se eu souber não vou contar, vou conquistar o mundo com o Pink e o Cérebro hehehe

Forte abraço

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: