“Haja Luz”

by

Gênesis Cap 1 versículo 3:

“E disse Deus: Haja luz; e houve luz.”

Bom, esse é o pincípio! antes mesmo de nós existirmos já existia a fotogafia. Certo que para ela ser decoberta levou alguns milhares de anos. Isso nós podemos entender pelo fenômeno da refração. Em teoria nós não vemos os objetos, vemos a LUZ refletida por este objeto. Quer uma prova? Aquela mesinha de centro que você encontrou com a canela porque a luz estava apagada a noite… Se não há LUZ não vemos, concordam?

A etimologia da palavra fotografia é a seguinte:

fós do grego que segnifica LUZ

grafê tambem do grego significa desenhar. Logo, desenhar com a luz é fotografia.

Câmara Obscura

Antigamente se utilizava câmaras obscuras para desenhar com a LUZ. Esta imagem acima é uma representação do princípio da fotografia antes de existirem as superfícies sensíveis. Está é uma representação da Câmara Obscura. Uma caixa completamente preta por dentro. Com um pequeno furo, para passar a luz refeltida pelos objetos. Esta imagem do objeto é projetada, por um espelho dentro da câmara, em uma folha na superfície  da câmara, onde era possível o desenho com proporções e muito fiéis dos objetos.

Joseph Nicéphore Niépce

Em 1826 temos o que o mundo considera “a primeira fotografia permanente do mundo” tira por um processo químico dentro de uma câmara obscura por Joseph Nicéphore Niépce, Bom, depois da morte de Niépce, se iniciam os trabalhos na área da fotografia por Louis Jacques Mandé Daguerre:

Louis Daguerre

O descobridor da primeira câmera fotográfica da história, o Daguerreótipo.

Daguerreótipo

Neste equipamento era inserida uma lâmina de prata sensibilizada com vapor de iodo, formando iodeto de prata, que quando expostoa luz por 20 ou 30 minutos, e posteriormente revelado com vapor de mercúrio e fixado com hipossulfito de sódio, voilà, gerava a fotografia.

Bom com essa primeira introdução agredito que podemos dar o primeiro passo sobre fotografia! Temos muitos e muitos assuntos para discutirmos, mas não poderíamos começar sem falar dos principais nomes na fotografia. Espero que gostem! Abraços Daniel Luciano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: